A conscientização da importância da troca de óleo resultará na preservação do motor do seu carro. Todo veículo requer uma boa manutenção, o que inclui manter um olho no óleo do motor para que ele funcione perfeitamente, pois ajuda a manter as partes móveis lubrificadas e protegidas da corrosão. Saiba por que é importante realizar a troca de óleo de veículos, aqui neste artigo.

Algum tempo atrás, cada montadora recomendava trocar o óleo a cada 5.000 km, pois, se não fosse feito nesse período, a lama começaria a se formar no motor, o que prejudicaria seu desempenho e as partes móveis poderiam ser danificadas, além de causar falhas mecânicas, podendo ser necessário acionar o serviço de guincho São Paulo 24 horas, caso o carro pare no meio das vias públicas, a fim de levá-lo até uma oficina.

Atualmente não é mais assim, graças aos óleos modernos que contêm aditivos que os melhoraram em termos de viscosidade; e, em geral, são fabricados sob altos padrões de engenharia; portanto, alguns são trocados a cada 10.000 km ou mais.

Como cada fabricante de automóveis é diferente, precisamos saber qual a recomendação sobre o tempo necessário para trocar o óleo em nosso veículo. Verifique no manual do usuário para saber o tempo estabelecido para realizar a troca de óleo.

Recomendação da troca de óleo

Para proteção máxima, a maioria das empresas de petróleo afirma que o óleo deve ser trocado a cada três a seis meses (quase 8.000 km), independentemente de como você dirige.

Quando você usa um óleo sintético, o tempo máximo recomendado para a troca é de 2 anos, enquanto o período é reduzido para um ano se você usar um óleo mineral ou semi-sintético.

No caso de um motor novo com pouco ou nenhum desgaste, provavelmente ele pode ser mantido em boas condições com quase 20.000 km sem trocar o óleo.

Ao acumular quilômetros, mais combustível é injetado sem queimar no cárter, o que dilui o óleo. Isso faz com que o óleo seja danificado. Portanto, se não for alterado com frequência, pode causar desgaste acelerado, bem como:

Por que o óleo deve ser trocado?

Quando o óleo não é trocado, os componentes do motor (vedações e pistões) não funcionam bem devido à falta de lubrificação adequada. Você não percebe se o motor tem algum problema (se está queimando o óleo muito rápido ou vazando).

Quando realizamos a troca conseguimos identificar se o líquido de arrefecimento do motor vaza e se mistura com o óleo.

Ao realizar as trocas de óleo como parte da manutenção preventiva, evitamos o desgaste do motor e podemos economizar dinheiro a longo prazo, mantendo o carro por mais de três anos em boas condições. Mas se, apesar dos seus cuidados, o óleo que você coloca no seu carro não for adequado, você terá que trocá-lo com antecedência devido à alteração na qualidade do mesmo.

Quando o óleo perde qualidade, ele não emite sinais a curto prazo, mas, a longo prazo, desgasta o motor e aumenta o consumo de óleo.

Um cuidado a ser tomado é que os estabelecimentos que vendem óleo recomendam que você o altere a cada 5.000 quilômetros, porque desejam que compre um novo; portanto, verifique o manual do veículo para trocá-lo no horário determinado de acordo com a fabricação e tipo de produto utilizado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *