Não é fácil resolver um problema que ainda não existe, nem sequer é fácil considerá-lo, muito menos quando custa dinheiro, e é por isso que milhares de motoristas se esquecem de realizar a manutenção preventiva de seu carro. Saibam quais são os itens que você deve verificar constantemente em seu veículo, a fim de mantê-lo em perfeito funcionamento.

Quando a revisão do veículo é negligenciada podemos passar por problemas no futuro, como exemplo, necessitar do serviço de guincho São Paulo 24 horas para remoção do carro das vias públicas, após ele ter uma pane e parar de funcionar. O problema é que quando isso acontece, muitas vezes, as oficinas cobram valores altos para resolverem a situação do veículo.

Para evitar que isso aconteça é necessário verificar os seguintes itens com frequência em nosso veículo:

O que é preciso revisar em um veículo

É complexo estabelecer o que exatamente deve ser verificado na manutenção usual, porque cada modelo é diferente, mas há certas partes do veículo cujo controle é essencial. Confira:

ÓLEO

O elemento essencial na manutenção é o óleo, que lubrifica o motor e suaviza seu atrito: um bloco bem oleado mantém o brio e o desempenho muito melhores, mas se o óleo fica sujo, ele perde propriedades e pode acabar resultando em problemas. A troca de óleo deve ser realizada a cada 5 mil ou 8 mil quilômetros percorridos.

FILTROS

O filtro de óleo não está sozinho. O ar garante que o que chega ao motor não contenha impurezas, para que a combustão seja realizada em condições ideais. Sua vida útil depende do ar em que o carro se move, mas deve ser trocado a cada 15.000 quilômetros, aproximadamente. Nos veículos a gasolina, o filtro de combustível impede que as impurezas cheguem ao motor e deve ser trocado entre 40.000 e 80.000 quilômetros; no diesel, serve para remover a umidade e evitar a corrosão (troque a cada 30.000 ou 60.000 quilômetros). Quanto ao filtro de pólen, que garante ar limpo no compartimento de passageiros, ele deve ser substituído a cada ano ou a cada 15.000 quilômetros.

PNEUS

A conexão entre o carro e a estrada depende das condições dos pneus. A pressão e o desgaste devem ser monitorados, bem como a idade das tampas. Calibre o pneu de acordo com o estipulado no manual do seu veículo.

 AMORTECEDORES

Juntamente com os pneus e os freios, os amortecedores formam um conjunto fundamental de segurança. Eles permitem manter a estabilidade do carro, absorver as irregularidades do terreno e frear efetivamente. Seu desgaste não é visível a olho nu, por isso deve ser verificado a cada 20.000 quilômetros.

FREIOS

Além do fato de que o fluido de freio precisa ser controlado, as pastilhas dianteiras apresentam maior desgaste do que as traseiras, pois a maioria dos modelos em circulação é de tração dianteira. É muito importante que este sistema seja revisto por um especialista pelo menos uma vez por ano.

CORREIA DE DISTRIBUIÇÃO

Lembre-se de que o preço de uma pausa no kit de distribuição pode ser importante. Portanto, a manutenção é essencial e recomenda-se uma revisão entre 80.000 e 100.000 quilômetros. Tenha cuidado, porque alguns kits incluem uma bomba de água. Nesse caso (acontece sempre em mais modelos), a alteração ou revisão geralmente é feita em conjunto.

SISTEMAS DE ESCAPE E CATALISADORES

Os sistemas de escape têm uma dupla missão no cuidado com o meio ambiente: reduzir as emissões de poluentes e o ruído do gás ao sair do motor. Embora dependa de muitos fatores e, portanto, não possa falar de uma situação fixa, os catalisadores deixam de cobrir sua função protetora do ambiente em aproximadamente 80.000 quilômetros.

Esses são alguns dos itens a serem avaliados com frequência, a fim de evitar problemas de funcionamento em seu veículo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.