Manter o carro em boas condições é uma coisa que todos nós queremos fazer, pois, se mantivermos ele em dia, teremos uma duração mais longa e, portanto, maior economia de dinheiro e melhor desempenho do veículo. Saiba como manter seu veículo em ótimas condições, aqui neste artigo.

O carro para muitos de nós é quase como outro membro de nossa família, para cuidar, alimentar e tratar com amor, se queremos que ele produza 100% de suas condições. O carro também sofre, também tem que passar por penalidades e, é claro, também precisa ficar em forma para poder aguentar muitos anos.

Se o carro não for mantido em boas condições, ocorrerão infortúnios, como uma despesa enorme em reparos, na melhor das hipóteses, e um grave acidente de trânsito, na pior das hipóteses, ou momentos em que precisamos contratar o serviço de guincho 24 horas para remoção do veículo de vias públicas, em casos de falhas mecânicas.

Confira a seguir quais os itens devemos nos atentar para manter o carro em perfeitas condições:

Suspensão e alinhamento

Evite passar em locais esburacados, caso seja impossível devido às condições da estrada, reduza a velocidade, a fim de evitar possíveis problemas como molas quebradas, as quais podem interferir na suspensão e alinhamento do veículo.

Pressão adequada para os pneus

Evite derrapes, verifique a pressão dos pneus, realize as trocas a cada 5.000 quilômetros ou menos, use o tipo correto de pneu e não coloque o carro em estradas que não sejam adequadas ao seu tipo de roda.

Motor e caixa de câmbio

Agora vamos ao coração do carro, ou seja, o motor. O motor é responsável por girar as rodas do carro, sem ele não há movimentação. Mas, digamos que o motor tenha um suporte, ou seja, a caixa de engrenagens, que é uma peça que serve para regular as marchas e rotações para as quais o seu motor segue.

Para manter os dois em boas condições, evite trocas de marcha e acelerações bruscas, troque corretamente, não gire o carro em alta velocidade, dirija devagar em locais necessários, como exemplo, estradas muito irregulares. Finalmente, faça revisões anuais de ambas às partes, para analisar o que há de errado com eles.

Freios e direção

Agora é a vez do que nos faz ter o controle do carro, ou seja, os freios e a direção. Os freios servem para fazer o carro parar, sendo assim um elemento de segurança ativo. Para mantê-los em boas condições, evite paradas bruscas e troque o óleo e as pastilhas de tempos em tempos, uma vez que elas se desgastam com facilidade.

Para a direção, você deve observar o volante, como nos eixos de direção. Tudo deve estar em boas condições, dirigindo silenciosamente e realizando os demais cuidados anteriores. Como em outras partes, você deve visitar a oficina pelo menos uma vez por ano, o carro precisa de seu check-up anual para continuar funcionando.

Estética e carroçaria

Por último, mas não menos importante, temos a parte do carro que é vista, ou seja, o corpo e o interior do carro, que devem ser tratados pela estética. Mantenha o carro limpo, repare os choques e arranhões que possa ter e monitore a posição dos espelhos.

Verifique também outros elementos do carro, como faróis, carroçaria, portas, luzes traseiras e painel, deixando tudo limpo e bem preparado para dirigir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *