Você sabia que a maioria das quebras de carros pode ser evitada? É isso mesmo, e o motivo deve ser que muitas das visitas à oficina que fazemos com nosso veículo têm origem em maus hábitos de dirigir e falta de manutenção. Saibam quais os 5 problemas em veículos que podem ser evitados facilmente.

Sabe aquela preocupação e desespero que dá quando o nosso veículo para de funcionar em vias públicas, e temos que acionar o serviço de guincho 24 horas SP? Podemos evitá-la, se conhecermos quais os problemas mais comuns e os cuidados que devemos ter.

Evite quebras na suspensão e nas rodas do carro ao passar por buracos e saliências

Existem buracos que nos pegam desprevenidos e atravessamos a uma velocidade inadequada. O golpe que eles geram danifica os pneus e a suspensão. Pode ser que o mau estado da estrada sirva de desculpa nessas situações, mas as consequências de não diminuir a velocidade são as mesmas quando atravessamos calçadas e estradas sem o menor cuidado.

Alguns destaques podem até quebrar os para-lamas dianteiros do carro se não desacelerarmos com o tempo.

Preste atenção na bateria do seu veículo, a fim de evitar que o mesmo pare totalmente

Entre as quebras de carros, os problemas elétricos estão entre os mais frequentes, como exemplo, a bateria do carro.

É claro que as baterias não duram a vida inteira, mas seu esgotamento pode ser precipitado ao identificar alguma luz acesa no painel. No entanto, o mais comum é que não prestamos atenção aos sintomas do desgaste da bateria. Se não o verificarmos quando eles aparecerem, é muito provável que no dia em que menos esperamos, nos deparemos com uma surpresa ao dar partida no carro.

Realize a manutenção preventiva e leve o seu veículo a uma oficina elétrica para verificar o funcionamento de sua bateria.

A condução adequada pode salvar problemas com a caixa de câmbio

A caixa de câmbio e o sistema de embreagem são sensíveis ao estilo de condução de cada motorista e seu desgaste pode acelerar devido a detalhes, como exemplo, forçar a embreagem de forma excessiva, fazer trocas de marcha abruptamente ou apoiar a mão no botão da embreagem.

Dirija com cautela, evite trocas de marchas e pisar na embreagem de forma abrupta.

Se você não verifica o óleo, está colocando o motor em risco

O descuido ou o esforço para economizar pode prolongar a troca de óleo do carro até que seja tarde demais para o motor. O lubrificante perde propriedades devido ao uso e é por isso que você precisa trocar o óleo do carro de acordo com a quilometragem.

Quando o óleo não lubrifica de forma adequada e está em perfeitas condições, o motor sofre as consequências: as impurezas se acumulam, o filtro fica entupido e, se os níveis caírem muito, podemos gerar uma falha mecânica, fazendo com que o motor pare de funcionar.

O cuidado com os pneus é essencial

Um pneu não quebra, mas o desgaste excessivo pode ter consequências desastrosas, a ponto de causar acidentes graves. As explosões são um risco que podemos evitar apenas observando o desgaste de nossas rodas.

Manter os pneus em condições adequadas é essencial para evitar acidentes e garantir nossa segurança ao volante. Basta verificá-los de vez em quando, analisando as condições do piso e a pressão. Confira o manual do fabricante para saber a pressão ideal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *