Existem muitos hábitos e vícios que adquirimos à medida que os anos passam e ganhamos experiência no volante, no entanto, algumas dessas atitudes podem resultar em uma direção que aumente o gasto com combustível e necessidade de manutenções frequentes no veículo. Conheça quais as dicas importantes para economizar combustível.

Pode parecer improvável, mas os veículos podem acabar consumindo mais combustível do que calculamos por estar com problemas em seu funcionamento, fazendo com que a gasolina ou etanol acabem quando menos esperamos. Se estivermos em rodovias e não tiver postos de gasolinas próximos, será necessário acionar o serviço de guincho 24 horas SP, para remoção do veículo da via.

Confira a seguir as dicas importantes para economizar combustível:

Aproveite o embalo

A condução deve ser calma e mantida para gastar menos combustível, você precisa saber como aproveitar o embalo do carro. Muitas pessoas continuam pisando no acelerador até chegar ao semáforo e, quando chega perto, freiam abruptamente.

Se você tiver certeza de que precisará parar, solte o acelerador e deixe o carro perder a velocidade naturalmente. Dessa forma, você não gasta combustível. E quando você freia, o desempenho do freio é menor. Essa inércia também pode ser usada quando você alcança um veículo que o antecede em uma estrada ou quando se aproxima de uma curva.

Manutenção preventiva

Para economizar combustível, o motor deve permanecer em um estado ideal, bem como os sistemas e componentes que o cercam. Tudo o que não é assim gerará consumo, pois prejudicará seu desempenho. Você precisa que os filtros, lubrificantes, líquidos e outros elementos estejam em boas condições e isso só será alcançado se você cumprir os períodos de manutenção recomendados pelo fabricante.

Estender a passagem pela oficina fará com seu carro consuma mais e ponha em risco a operação de qualquer um desses componentes.

Pneus

Todo o trabalho realizado pelo motor é transmitido às rodas para que o carro avance, sendo assim, elas devem estar em perfeitas condições. Caso apresentem alguma irregularidade em sua estrutura, como o excesso ou defeito de pressão, além de representar um perigo para a circulação, o comportamento do veículo muda, causando um trabalho adicional à hélice, o que é observado no tanque de combustível.

Se os pneus são de baixa qualidade, também é mais difícil economizar combustível.

Excesso de carga no veículo

Temos a mania de preencher os espaços de armazenamento de carros e bagagem com coisas que raramente usamos, ou, realizar o transporte de pessoas em excesso no mesmo.

No final, esse é um peso adicionado ao próprio carro, e quanto mais peso ele tiver, mais o motor precisará se esforçar. Por esse motivo, há um limite de pessoas e peso que cada modelo suporta, verifique no manual do seu veículo.

Quando for realizar uma viagem, certifique-se de que o peso das malas e quantidade de pessoas não irá ultrapassar os limites estabelecidos pelo fabricante de acordo com a categoria do veículo. Além de aumentar o consumo de combustível, isso pode resultar em falhas mecânicas ou acidentes na estrada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *