Também chamado de trailer, um reboque é um objeto que tem a função de fazer um veículo puxar outro. Para que consiga se mover, o reboque precisa ser pendurado em outro automóvel (caminhão, carro, trator). Os portugueses costumam chamar o reboque de galera.

Reboque 24 horas

Apesar de ser um serviço que ninguém gostaria de utilizar, o reboque 24 horas é muito necessário. Em casos de colisão, problemas nos pneus, defeitos no motor ou qualquer outro problema inesperado, utilizar o reboque 24 horas é a melhor opção.

Esse serviço é muito útil para as pessoas que foram pegas de surpresa e não têm como conduzir o veículo danificado para uma oficina, por exemplo. É nessa hora que o reboque entra em ação.

Como o número de carros nas cidades não para de crescer, o reboque 24 horas tornou-se um serviço muito lucrativo para os empreendedores. Além disso, os outros prestadores de serviço do ramo automotivo também foram beneficiados por esse crescimento.

Quanto maior o número de carros nas cidades, maior o número de incidentes. Com isso, o serviço de reboque 24 horas passou a ter uma importância cada vez maior.

Automóveis do Reboque

O reboque varia de acordo com o peso do item que você está puxando. Sempre que você usa essa máquina, é necessário analisar a tração do veículo que rebocará o trailer.

É pouco provável que um carro pequeno, com pouca potência em seu motor, consiga rebocar um trailer de forma eficiente. Normalmente, a capacidade de reboque de um carro de passageiro varia entre 400 e 500 kg.

Por sua vez, uma picape possui capacidade de tração de mais de duas toneladas. Contudo, se calcularmos o PBTC (Peso Bruto Total Combinado, incluindo o reboque) de uma picape, veremos que ela é capaz de rebocar mais de seis toneladas.

Portanto, se você deseja rebocar algum automóvel, compre um carro aprovado pelo Inmetro para este tipo de serviço. Em muitos casos, é o próprio fabricante que define se um veículo pode rebocar alguma coisa ou não. Em resumo, se o seu carro não for adequado para reboques, não tente adaptá-lo para isso.

De acordo com a legislação brasileira, qualquer veículo leve pode rebocar 3,5 toneladas, desde que possua os ganchos adequados para isso. Além disso, o modelo deve ter autorização do fabricante para receber o engate.

Normas para o reboque

De acordo com a Resolução 197/06, o PBTC máximo para um reboque é de 3,5 toneladas. Essa regra vale para todos os motoristas que têm a CNH categoria B. Depois disso, vem a categoria até seis toneladas (6000 kg), cujo motorista precisa da CNH C. Para rebocar algo com mais de seis toneladas, é um preciso um motorista com a CNH E.

A resolução ainda exige que os fabricantes digam aos órgãos de trânsito quais modelos podem receber o engate. O mesmo vale para os importadores. Além disso, também é necessário informar qual é o limite máximo de tração dos automóveis e em qual local haverá a instalação do engate. Todas essas regras vêm registradas no manual do veículo.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *