Guincho é um equipamento cuja função é elevar ou rebocar alguma carga por meio de tração. Ele possui um rolo (sarilho), onde um cabo de corda ou de aço é enrolado. A forma mais rudimentar de um guincho serve para tirar água de um poço. Por sua vez, a versão elétrica é atrelaAda em aparelhos como gruas e guindastes.

Os caminhões que rebocam veículos muito danificados também são chamados de guincho. Além disso, também existem alguns carros que também fazem esse tipo de remoção.

Funcionamento do Guincho

Em sua versão elétrica, o guincho é uma máquina que tem um cabo de aço enrolado em um carretel. Dessa forma, o guincho tem maior facilidade para puxar um objeto para si.

Geralmente, esse tipo de guincho serve para rebocar vários tipos de veículos, inclusive barcos. Ao contrário dos guinchos manuais, onde se usa uma manivela, o guincho elétrico utiliza um motor. É importante lembrar disso antes de manejar este guincho.

É bem comum que os guindastes elétricos tenham uma bateria de 12 volts como fonte de energia. Contudo, se o guincho precisar de mais potência, talvez a melhor solução seja colocar um bloqueador de polia em cima do cabo. Dessa forma, o guincho ganhará o dobro de potência e conseguirá erguer ainda mais peso. É uma boa maneira de tornar essa máquina ainda mais eficiente.

Normalmente, guinchos elétricos também possuem manivelas manuais. Com isso, o piloto poderá fazer o trabalho mesmo que falte bateria ou haja qualquer tipo de problema técnico.

O identificador de aço fica acoplado nos tambores do guincho e possui uma dobra em movimentos circulares. Com isso, no momento em que o guincho é dobrado, sua correia ou cabo são enrolados em torno do tambor.

A próxima dica sobre o funcionamento do guincho é muito importante para operá-lo com segurança. Por mais eficiente que seja um guincho, ele jamais pode ser usado com um dispositivo primário de ancoragem. O barco ou veículo que vai ser erguido tem que ser fixado com fivelas de turno ou correntes.

Existem carros que servem especificamente para remover veículos pesados como caminhões e ônibus. Esses veículos possuem um guincho preparado para isso.

SMART Guincho Osasco

Esse serviço é um dos melhores quando se fala em buscar guinchos nos arredores de Osasco. O aplicativo Smart Guincho disponibiliza serviços 24 horas de guincho pesado ou leve. Além disso, esse app também possui serviços de recarga de bateria, troca de pneu, chaveiro veicular e reabastecimento para pane seca. O aplicativo smart Guincho está disponível para Android.

Tipos de Guinchos

Os guinchos podem ser utilizados das seguintes formas:

  • Guinchos elétricos;
  • Guinchos mecânicos de estilo capstan;
  • Guinchos hidráulicos;
  • Guinchos mecânicos de estilo drum;
  • Guinchos mecânicos portáteis híbridos;
  • Guinchos manuais mecânicos.

Como já foi dito anteriormente, existem caminhões que podem ser chamados de guinchos caso consigam rebocar veículos muitos danificados.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *