Quando você aluga um carro, a cobertura da maioria das companhias de seguros de automóveis particulares (a cobertura que você possui em seu próprio automóvel) é transferida para o veículo alugado durante o período em que o aluguel é utilizado por você. Ligue para a sua agência de seguros para ter certeza.

  • Se você permitir que drivers adicionais que NÃO fazem parte da sua apólice de automóvel pessoal como por exemplo serviço de guincho 24 horas, correm o risco de que, se essas pessoas estiverem operando o aluguel, eles e os danos que causarem não serão cobertos. Pergunte à sua companhia de seguros sobre isso.

 

  • Se a sua apólice fornecer cobertura mínima, pode ser necessário calcular o valor da perda ou dano de um veículo mais novo (o carro alugado) e decidir se você precisa complementar sua cobertura. As apólices de automóveis pessoais que estendem a cobertura de colisão a um carro alugado podem fornecer apenas um limite de cobertura igual ao valor do seu próprio veículo. Se o valor do seu veículo pessoal for menor que o valor do veículo alugado, você ainda poderá sofrer alguma responsabilidade por danos.

Descubra se a empresa do seu cartão de crédito oferece algum tipo de proteção. 

Algumas empresas de cartão de crédito oferecem cobertura de seguro de carro alugado se você usar o cartão para pagar o aluguel.

  • Pergunte sobre os requisitos para receber reembolso. Por exemplo, você não pode ser reembolsado se não notificar a empresa do cartão de crédito dentro de um determinado período de tempo (por exemplo, 45 dias) após o incidente.
  • Normalmente, para que o seguro do cartão de crédito funcione, o carro alugado deve ser pago integralmente com esse cartão de crédito e você deve recusar a isenção de colisão da empresa alugada e ser o locatário principal do carro (embora também estejam cobertos motoristas autorizados adicionais).

 

Verifique se você está coberto por alguma das seguintes condições específicas:

  • Em uma viagem de negócios – algumas políticas de automóveis pessoais podem não cobrir aluguéis em viagens de negócios.  A maioria das companhias de seguros NÃO cobre nenhum uso de automóvel que envolva entrega para fins comerciais de alimentos, materiais, suprimentos, papéis ou pessoas.
  • Aluguel de longo prazo – a cobertura pode ser limitada. A maioria dos planos de empresas de cartão de crédito abrange veículos alugados por até um mês.
  • Em um país estrangeiro – a cobertura pode não se aplicar.
  • Certos veículos de aluguel – alguns veículos de aluguel não são cobertos (carros exóticos, caravanas, picapes etc.)

Dicas

  • Se você sofrer um acidente em um carro alugado e sua apólice de automóvel pessoal for transferida para o aluguel (como a maioria das apólices de automóvel em todo o país), o seguro extra que você compra do agente de aluguel é considerado EXCESSO para sua apólice de automóvel pessoal.

Isso significa que sua apólice será paga primeiro e quaisquer danos acima dos limites da apólice serão cobertos pela transportadora. Isso é com exceção da colisão no carro alugado. Por esses danos, você pagará sua franquia para reparar o aluguel e sua operadora pagará o restante.

A única maneira de você se desculpar disso é se a outra parte estiver com defeito OU você tiver optado pelo seguro adicional, porque esse seguro adicional cobre danos ao carro alugado, mas não danos à propriedade de terceiros, a menos que esteja em EXCESSO capacidade.

  • Ao alugar um carro no exterior, você pode ser solicitado a provar que está seguro no carro alugado, ou então será obrigado a pagar um grande prêmio de seguro diário. Verifique isso antes de viajar e considere obter um seguro temporário para sua viagem.
  • Se você não possui um carro ou aluga carros com frequência, pergunte ao seu agente de seguros sobre a compra de uma apólice de responsabilidade de não proprietário. Ele pode oferecer ampla cobertura para várias locações e pode ser uma pechincha melhor do que as isenções de danos oferecidas pelas empresas de aluguel. Mas lembre-se de que, se você danificar seu veículo, isso aumentará seu prêmio regular de seguro automóvel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *