Deseja saber o que é preciso para montar uma oficina de motos? Com o mercado de motocicletas crescendo a cada dia, os horizontes para esse negócio são promissores. Porém, não basta montar qualquer oficina de motos: é preciso entender que o mercado de motocicletas cresceu e avançou muito nos últimos anos e, assim, as motos contam com cada vez mais novas tecnologias embarcadas.

O que isso significa? Significa que é preciso criar uma estrutura e contar com uma equipe capacitada para trabalhar nesse cenário e oferecer um serviço moderno como diferencial.

Para que você não perca essa oportunidade, preparamos um guia com algumas etapas para você montar a sua oficina. Confira!

Como montar uma oficina de motos

As motos, assim como os carros, precisam de reparos, seja quando chegam a oficina através do serviço de guincho 24 horas para reparos mais complexos, troca de pneu, problemas com o motor, entre outros. O mercado é aquecido, o único desafio é estabelecer um serviço de qualidade que possa ser considerado como referência.

Confiram a seguir as etapas para montar sua oficina:

  1. Invista em qualificação

No mercado se destaca quem oferece os melhores serviços, atendimento e preços. Enfim, quem está melhor qualificado. Por isso, antes de tudo, é essencial investir na sua capacitação para gerenciar uma oficina mecânica de motos.

Assim, é recomendado que a qualificação seja estendida desde a diretoria da oficina, até o quadro de colaboradores. Para facilitar, você pode dividir sua equipe em duas e buscar qualificações que fazem sentido para o trabalho que cada uma desenvolve em seu dia a dia.

  1. Escolha a localização ideal

Não saber escolher a localização da sua oficina pode comprometer o crescimento do seu negócio. Então, é preciso considerar alguns pontos para encontrar o local ideal. Um dos principais é a visibilidade que sua oficina terá.

Avenidas que interligam diversos bairros pode ser uma boa opção, pois você será visto por muito mais pessoas, aumentando a captação de clientes. Considere também o valor do aluguel, a segurança e a facilidade de acesso para os clientes.

  1. Cuide da parte burocrática

É fundamental estar atento a todas as exigências legais para a abertura de uma oficina mecânica de motos. Para operar de maneira regular, você deve se registrar junto à Secretaria da Receita Federal para solicitar o seu CNPJ. Verifique também quais órgãos estaduais e municipais exigem registro.

  1. Invista na estrutura necessária para uma oficina mecânica de motos

Uma oficina mecânica de motos precisa contar com diversas ferramentas e equipamentos adequados para que seja possível prestar um bom serviço. E nessa hora deve ser levado em conta o tamanho do seu espaço e o movimento que é esperado.

A falta de equipamentos pode limitar a gama de serviços oferecidos por sua oficina, ao passo que uma estrutura maior do que a que você realmente precisa trará mais gastos do que lucro. Prefira equipamentos de qualidade reconhecida, pois eles farão muita diferença no serviço do dia a dia e garantirão um serviço adequado às expectativas do cliente.

  1. Mercado

Fique sempre atento ao mercado, analise bem os investimentos e os riscos, esteja bem equipado e acompanhado. Seguindo esses passos você conseguirá montar uma oficina de motos e terá a liberdade de administrar seu próprio negócio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *