Saber como funciona e quanto tempo dura a bateria dos veículos é essencial para conservação do seu auto, evitar falhas e segurança dos passageiros, umas vez que a mesma é responsável por acumular e fornecer a energia elétrica necessária para que funcione normalmente.

Quando nos familiarizamos com a mecânica dos veículos, evitamos que o mesmo cause problemas, os quais incluam gastos com guincho 24 hrs SP e assistência de oficinas mecênicas.

Bateria de veículos: O que é e como funciona.

A bateria é um elemento que normalmente encontramos no bloco do motor do nosso veículo. Seu objetivo reside no armazenamento de energia elétrica através de um processo químico. Portanto, dizemos que a bateria é eletroquímica.

Consiste em um acumulador que geralmente possui nove placas: cinco negativas e quatro positivas, conectadas alternadamente por meio de uma ponte. Cada uma das partes da bateria está em um compartimento com uma solução eletrolítica composta de água destilada e ácido sulfúrico; portanto, a combinação dessa solução com as diferentes placas de chumbo produz uma reação química que gera corrente elétrica.

Quando administramos eletricidade à bateria, o processo é revertido retornando o sulfato das placas ao eletrólito.

A tensão máxima que esse sistema pode gerenciar é de 2,2v, portanto, várias são unidas em série, aumentando o tamanho das placas, o que permite obter baterias de 6, 12, 18 e até 24v.

Quando falamos sobre a capacidade de uma bateria, expressamos em amperes por hora (AH), ou seja, a intensidade da corrente capaz de suportar sem ser recarregada em uma hora de uso.

Quais são as principais funções da bateria?

A principal tarefa da bateria é fornecer a energia necessária para a partida do motor do veículo, que continua a ser recarregado por meio do alternador. Além disso, ele também suporta o alternador quando não pode fornecer toda a energia necessária para outros consumidores elétricos do carro, como acessórios de conforto ou segurança.

Portanto, podemos dizer que a bateria, além de cuidar do sistema de ignição do motor, fornece energia ao equipamento elétrico quando o carro está parado, como o travamento central, o rádio, o sistema de iluminação ou o GPS. Apesar de consumirem uma quantidade baixa de energia, eles podem descarregar a bateria se estiver sujeita ao uso prolongado dessa função.

Outra situação em que a bateria suporta o alternador é quando o veículo exige uma forte demanda por energia, como no caso de o veículo estar em marcha lenta. Se estivermos em um congestionamento de trânsito na chuva e à noite, por exemplo, a bateria cobrirá a eletricidade exigida pelos limpadores de pára-brisa, aquecimento ou faróis, pois o motor não está fornecendo ao alternador toda a energia necessária.

Quanto tempo dura a bateria de um veículo?

Devemos prestar atenção especial aos sinais de fadiga mostrados por nossa bateria para evitar mais complicações. Uma bateria velha causa um início muito mais energético. Às vezes, nosso carro simplesmente possui uma luz indicadora de descarga no painel que acende quando a bateria precisa ser substituída.

Verificar o estado dos terminais pode ser muito útil, pois se eles se soltarem ou se oxidarem por vibrações ou pela passagem do tempo, respectivamente, produzirá falhas elétricas intermitentes.

Se a bateria do nosso veículo atingir o fim de sua vida útil, dificultará a partida do motor e poderá levar a uma falha que acaba incapacitando o próprio sistema de partida.

A duração média da bateria de um veículo é de cerca de 4 anos; no entanto, existem casos que podem causar desgaste precoce. Como em qualquer outro elemento do nosso veículo, o uso responsável e adequado é o que prolongará sua duração.

Se for usado demais, forçando os ciclos de partida ou se adicionarmos elementos elétricos que exijam uma amperagem maior, como permanecer por um período de inatividade, causará uma descarga precoce da bateria.

Também devemos ter cuidado para não sujeitá-lo a temperaturas extremas ou prestar atenção se o alternador está nos causando problemas, especialmente quando a bateria já tem um tempo considerável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *