Muitas pessoas costumam confundir o alinhamento e balanceamento de veículos, no entanto, são procedimentos necessários que são completamente diferentes. Entender sobre o assunto é importante para evitar falhas no veículo e realizar a manutenção de forma adequada. Saiba qual a diferença entre alinhamento e balanceamento, aqui neste artigo.

Alinhamento X Balanceamento

Verificar o que realmente está acontecendo e procurar resolver o problema é essencial para evitar acidentes e situações embaraçosas, a qual tenha que contratar o serviço de guincho Zona Sul para remoção do veículo até uma oficina, podendo gastar mais do que se tivesse realizado o processo necessário antes.

Se você notar que seu carro está puxando para a direita ou esquerda quando solta o volante por alguns segundos, é necessário verificar o alinhamento do seu veículo. Mas, se perceber que o volante vibra ou o carro apresenta ruídos a determinadas velocidades, é preciso que verifique o equilíbrio das rodas do veículo.

O alinhamento do veículo ajusta os ângulos das rodas, mantendo-as perpendiculares ao solo e paralelas entre si. O balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem causar vibrações nos veículos a determinadas velocidades.

Por que é importante executar o alinhamento do veículo?

Na maioria dos veículos, o alinhamento evita:

  • Desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil;
  • Maior fricção dos pneus no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;
  • Deslocamento do veículo, melhorando a facilidade de direção e segurança.

Por que é importante para realizar o balanceamento?

As consequências do desequilíbrio ou de um procedimento mal executado nas rodas dianteiras e traseiras se materializam em vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel ou nos assentos, em diferentes faixas de força e velocidades.

O balanceamento nas quatro rodas é essencial para o conforto de condução e manutenção do desempenho dos pneus.

Por que um veículo pode perder seu alinhamento?

O alinhamento do seu veículo pode ser comprometido quando o pneu atingi um buraco ou irregularidades na estrada, acidentes, etc. Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você precise trocar os pneus antes do esperado.

Um desalinhamento simples pode causar sérios problemas, pois o objetivo do mesmo é otimizar a facilidade de dirigir e maximizar a vida útil dos pneus.

Quando devo alinhar os pneus?

  • Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
  • Sempre após um forte impacto contra buracos, pedras, furos em outros objetos;
  • Sempre Quando um elemento de suspensão ou direção é substituído;
  • Toda vez que você notar algum comportamento estranho no veículo, quando tende a ir mais para o lado ou com dificuldade em permanecer no caminho;
  • Quando é verificado desgaste irregular dos pneus;
  • Quando os pneus são substituídos.

Quanto tempo leva para alinhar um veículo?

O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é feito em aproximadamente 30 minutos.

É uma operação simples e deve ser executada por um especialista com equipamento apropriado.

Portanto, recomendamos que procurem por oficinas que possuem o equipamento ideal e profissionais altamente qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *