Quem ama a sensação de liberdade sabe que não há veículo melhor para se sentir plenamente livre do que andar de moto. Rápido, poderoso e versátil, esse meio de transporte também é muito suscetível aos componentes do ambiente. No entanto, é necessário realizar alguns cuidados para segurança do piloto e desempenho da mesma. Conheça as dicas básicas para que sua motocicleta fique em perfeitas condições.

Como manter sua moto com um ótimo desempenho?

Todos os veículos precisam de manutenção adequada para poder dirigir com tranquilidade e transmitir aos motoristas uma agradável sensação de prazer, mas nas motocicletas é essencial uma revisão completa de suas peças e mecânica.

Isso é importante para evitar imprevistos que necessitem do serviço de guincho SP 24 horas para remover a mesma até uma oficina, onde podemos gastar um bom dinheiro. Confira como cuidar da sua moto:

Pressão dos pneus

É normal que as condições da estrada façam com que os pneus percam alguma pressão à medida que o veículo circula, por isso é tão importante verificar constantemente o ar nos pneus antes, durante e após a viagem.

A lubrificação do motor

Se você tem uma motocicleta, deve saber que sua máquina exige uma troca de óleo pelo menos uma vez por ano. Se sua paixão por viajar com duas rodas o empurra para a estrada com frequência, é provável que essa manutenção seja feita constantemente.

Ao preparar tudo para a viagem, é conveniente dar uma olhada nas condições do óleo do motor, especialmente sua viscosidade. Se você acha que a espessura foi perdida, é melhor substituí-la.

Não ignore os freios

O primeiro teste a ser executado é verificar o toque. Se, ao pressionar as alavancas, notar alguma diferença, você deve trocar o fluido de freio.

Filtros

Há muitas outras peças na qual você também deve prestar atenção com frequência. Não importa se você está viajando com sua motocicleta ou se a usa diariamente para trafegar pela cidade, uma revisão preventiva é importante.

Poluição e poeira geralmente sujam o filtro de ar, por isso recomendamos que você dê uma olhada frequente nesta peça. Basta agitar um pouco ou remover com uma escova, toda a sujeira acumulada.

Bateria

A bateria da sua moto não deve causar problemas se o seu uso for constante, mas se a moto estiver parado por alguns meses, é importante fazer alguns testes com  um carregador inteligente, para garantir que ela esteja em boas condições.

Limpeza periódica

O motor também requer limpeza periódica, especialmente se sua motocicleta tiver sido armazenada na garagem. Normalmente, poeira e sujeira se acumulam e, se houver botijões de óleo leves, pode haver pontos que queimam e endurecem com o calor.

Um bom desengordurante ajudará você a deixar sua máquina impecável, pronta para a próxima viagem.

Tente não ignorar nenhuma dessas dicas, além de garantir seu bem-estar e o das pessoas que o acompanham em seu veículo, você também prolongará a vida útil de sua motocicleta e a manterá funcionando nas melhores condições possíveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *